Pós -

Graduação

 

Amazon Rainforest Business

Pós - Graduação Lato Sensu - Especialização

Conheça o curso

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Amazon Rainforest Business (Negócios da Floresta Amazônica) visa oportunizar o acesso a conhecimentos e técnicas de gestão e empreendedorismo, voltadas a constituição de negócios a partir do aproveitamento de recursos da floresta, águas, ecossistemas e sociedades associadas, de modo a constituir cadeias de valor comprometidas com a conservação do Bioma Amazônia.

O Curso foi idealizado na perspectiva de construção de saberes e significados que comportem a Amazônia em sua vocação econômica e estabeleçam um horizonte de novos negócios ou mesmo a ampliação e adequação daqueles já existentes.

Quem pode participar ?

Por se tratar de um curso voltado para a gestão e empreendedorismo associado a conservação do Bioma Amazônia, o perfil do participante desse processo de formação é de pessoas com graduação que busquem conhecer aspectos amazônicos relacionados as diferentes faces do mundo dos negócios para atuarem como gestores, cadeias produtivas empreendedores e ou consultores em todos os diversos elos das cadeias produtiva e de valor ligadas aos negócios, sobretudo aqueles com inserção na Amazônia.

Qual é a duração do curso?

 A duração do curso é de 18 (dezoito) meses e carga horária de 450 horas.

Nossa Coordenação

foto06_edited.jpg

DR. PAULO CÉSAR DINIZ DE ARAÚJO

Coordenador Geral

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG. Doutor em Sociologia pela Faculdade de Letras-FLUP da Universidade do Porto-Portugal em regime co-tutela. Master Business Administration-MBA Team Management, em Desenvolvimento de Competências Gerências, pela Fundação Getulio Vargas/AM. Professor da Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Coordenador Local do Doutorado Interinstitucional - DINTER em Administração da Faculdade de Economia e Administração-FEA da Universidade do Estado do São Paulo-USP junto a Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Coordenador Geral da Pós-Graduação da Escola Superior de Ciências Sociais-ESO/UEA. Membro da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação-CPPG da Universidade do Estado do Amazonas. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos da Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Membro do Conselho de Curadores Instituto Presbiteriano Mackenzie. Membro do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie e Membro do Conselho Universitário do Instituto Presbiteriano Mackenzie. Possui expertise na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de Competências Gerências, Governança Corporativa, Comportamento Humano nas Organizações, Liderança e Trabalho em Equipe.

foto14_edited.jpg

DRA. ANDREA LANZA CORDEIRO DE SOUZA

Coordenadora pedagógica

Doutora em Biodiversidade e Biotecnologia na Amazônia (UEA). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas. Coordenadora dos Curso de Bacharelado em Administração e Tecnologia em Gestão Comercial (mediado por tecnologia). Membro da Comissão Assessora ENADE (INEP), Presidente da Comissão Própria de Avaliação da UEA. Possui experiência no serviço público, docência superior e iniciativa privada

Nossas Secretárias

WhatsApp Image 2020-10-23 at 12.51.21.jp

MSc. TERENA DO COUTO VIDAL

Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Especialista em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental. Engenheira Florestal. Gerente da Pró-Reitoria de Planejamento da Universidade do Estado do Amazonas.

KARLA.jpeg

KARLA MARTINS

Economista e bacharela em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. MBA em Gerenciamento de Projetos pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Possui experiência em área administrativa e financeira do setor público, e, também, em elaboração e implantação de projetos e políticas públicas. Integrante do Grupo de pesquisa em Economia Industrial, Internacional e da Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

RACHEL.jpeg

RACHEL LUNIERE HATCHUELL

Mestrado em Administração, em andamento, pela Universidade Federal de Viçosa, Graduação em Administração pela Universidade do Estado do Amazonas. Atua na Coordenação de Pós-Graduação, setor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPESP, na análise e elaboração de projetos, plano de trabalho e no acompanhamento dos cursos. Atualmente foco na educação à distância.

Nossos Docentes

foto10_edited.jpg

DRA. MARIA OLÍVIA ALBUQUERQUE RIBEIRO SIMÃO

Doutora em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFAM e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia PPGCASA da UFAM. Foi Secretária Executiva Adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas, Diretora Técnico Científica, Diretora Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM e Vice-Presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação -ABIPTI. Atualmente está como Pró-Reitora de Planejamento da Universidade do Estado do Amazonas

foto08_edited.jpg

DR. ORLEM PINHEIRO DE LIMA

Professor Adjunto do Curso de Administração (ESO - Escola de Ciências Sociais) na Universidade Estadual do Amazonas, realizou Doutorado em Engenharia de Produção - UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Possui 25 anos de experiência na área industrial onde desempenhou várias funções tais como: Supervisor, Chefe, Gerente, Diretor e Presidente de empresas atuando nas áreas: Gestão geral, Estratégia, Industrial, Logística, Produção, Planejamento, Comercial e Administrativa. Experiência como Professor Universitário há 18 anos em diversas instituições. Membro do NDE (núcleo docente estruturante) da ESO. Atua como Coordenador do MINTER em Administração na UEA em convênio com a UFV. Coordenador pedagógico de Pós-Graduação em Gestão Pública - ESO - UEA.

foto02_edited.jpg

DRA. GRAZIELLA MARIA COMINI 

Doutora em administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, FEA/USP, especialização na Harvard Business School e Universidade de Bologna, Coordenadora do Curso de Graduação em Administração da FEA/USP, Professora Associada do Departamento de Administração da FEA/USP, na área de Gestão de Pessoas, Coordenadora do Centro de Empreendedorismo Social e Administração do Terceiro Setor (CEATS) e Representante do Brasil no SEKN Social Enterprise Knowledge Network. Conselheira de empreendimentos socioambientais e negócios sociais no Brasil. Desenvolve projetos de pesquisa nos seguintes temas: organizações híbridas, negócios sociais, inovação social, gestão de pessoas e responsabilidade social.

foto04_edited.jpg

DRA. MICHELLA LIMA LASMAR 

Doutora em Patologia Bucal pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FO-USP). Atualmente cursando Especialização em Educação de Profissionais de Saúde na Universidade Federal do Ceará, no Programa FAIMER-Brasil. Colaboradora da Comunidade de Educadores Inovadores do Amazonas (EduInovam) contribuindo com organização e participação de eventos que promovam o crescimento pessoal e profissional de professores de diferentes níveis de ensino. Faz parte do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Medicina da ESA-UEA e do Núcleo de Desenvolvimento 

Docente da ESA-UEA (NUDECS). Colabora e orienta pesquisas em Patologia Bucal, Fitoterápicos, Biologia Molecular e Biotecnologia, com o desenvolvimento de biossensores aplicados ao diagnóstico de doenças e quantificação de citocinas inflamatórias. Atualmente atua em linhas de pesquisa relacionadas à cultura empreendedora nos cursos de graduação e uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Educação Superior na área da saúde. Bolsista do Projeto de P&D Samsung Ocean Center Manaus, na Escola Superior de Tecnologia da EST/UEA, com atuação no cenário de Inovação e Empreendedorismo no Ecossistema Manauense. Participa  da organização e acompanhamento de atividades relacionadas à criação e capacitação de Startups, sobretudo na área da saúde, como o Programa Ocean Lab.

foto12_edited.jpg

DANIEL NASCIMENTTO DE LIMA

Graduado em Marketing pela UniFBV/Wyden, especialista em Gestão Ágil de Projetos e mestrando em Design de Artefatos Digitais, ambos pela CESAR School. Mentor de startups nos programas de pré-incubação do Porto Digital, Mind The Bizz; no programa de pré-aceleração da Softex Nacional/MCTIC/ABDI, Conecta Startup Brasil. Líder de Comunidades em Pernambuco do programa de aceleração InovAtiva Brasil, tocado pelo Sebrae Nacional, Fundação CERTI e Ministério da Economia. Um dos líderes da Manguezal, comunidade de startups de Recife, organizando 3 edições do Techstars Startup Weekends (Recife/2017; Education/2018; Diversidade & Inclusão/2019), 1 edição do Techstars CLA Nordeste (2017) e 4 edições do MangueBit (2017 e 2018/staff; 2019 e 2020/organização). Avaliador dos programas Conecta Startup Brasil e IA2MCTI, da Softex Nacional e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI). Atualmente Head of Innovation da startup Databizz, que executa jornadas de inovação orientada por dados.

moacir%20junior_edited.jpg

DR. MOACIR DE MIRANDA OLIVEIRA JUNIOR

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor Titular do Departamento de Administração da FEA-USP. Realizou Bolsa Doutorado Sanduíche junto à University of Cambridge - Judge Business School. Realizou curso de extensão junto à Harvard Business School. Atualmente é Chefe do Departamento de Administração da FEA-USP, onde atuou também como Vice-Chefe do Departamento de Administração. Foi o Coordenador do PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado Acadêmico) da FEA - USP. É o Editor Chefe da RAI - Revista de Administração e Inovação (Innovation and Management Review, Emerald). Foi o vencedor do 53o. Prêmio Jabuti 2011 na Categoria Economia, Administração e Negócios. É Coordenador de um projeto financiado pelo CNPq pesquisando startups e ambientes de inovação no Brasil. Pesquisa também Internacionalização, Inovação e Estratégia em empresas brasileiras e subsidiárias de empresas estrangeiras no Brasil. Foi membro do Local Organizing Committee da conferência mundial da Academy of International Business em 2010. É membro do Global Steering Committee do Emerging Markets Institute - Cornell University. Membro eleito do Comitê Executivo da ANPAD (2015-2017l). Foi Presidente e Vice-Presidente da Comissão de Pós-Graduação da FEA-USP. É Diretor para a América Latina do GLORAD (Center for Global R&D and Innovation), rede internacional de pesquisadores. Membro do Editorial Review Board do International Journal of Emerging Markets (2014-atual). Possui 6 livros publicados como autor ou organizador e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.

k.jpg

DR. ANTÔNIO DE LIMA MESQUITA

Doutor em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (2013). Professor Titular do Curso de Engenharia de Materiais- Universidade do Estado do Amazonas-UEA . Possui experiência na área de Bioeconomia da Amazônia, Economia Circular,Botânica, Taxonomia Vegetal, Dendrologia, Estudo de Impacto Ambiental, Gestão Ambiental, Áreas Protegidas(UC's) e atualmente é especialista em painéis lignocelulósicos de palmeiras amazônicas. Atualmente está lotado na Escola Superior de Tecnologia-EST.

foto09_edited.jpg

DRA. TATIANA SCHOR

Doutora em Ciencia Ambiental pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio pós-doutorado em Geografia Urbana e Econômica pelo Center for Place, Culture and Politics, Graduate Center, CUNY -USA. Recebeu o prêmio da Catedra Ruth Cardoso - Columbia University, bolsista Fulbright-CAPES, NY-USA. É professora no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora dos programas de Pós-Graduação em Geografia do Departamento de Geografia e do Programa em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia do Centro de Ciências do Ambiente ambos da UFAM. Coordenou o Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) do Amazonas. Atuou como Secretaria Adjunta de Planejamento da Secretaria de Produção Rural do Estado do Amazonas – SEPROR. Representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC no Amazonas. Atualmente exerce cargo de Secretária Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação, e o Núcleo de Integração e Desenvolvimento da Faixa de Fronteira junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação - SEDECTI, do Amazonas.

foto01_edited.jpg

DR. SALVIO DE CASTRO E COSTA RIZZATO 

Doutor em Psicologia e Ciencias da Educação pela Universidade de León - Espanha. MBA Executivo em Desenvolvimento de Competências Gerenciais pela FGV; Atualmente é professor da Universidade do Estado do Amazonas- UEA e consultor/instrutor credenciado do SEBRAE, SENAI e IEL; Sócio-proprietário da Exitus Consultoria; Mediador e Árbitro da CAMAM, Autor do livro Personalidade Empreendedora. Coordenador da Incubadora de Empresas da UEA IN-UEA

foto03_edited.jpg

DR. WLADEMIR LEITE CORREIA FILHO

Doutor em Administração na Universidade Nacional de Las Missiones - UNAM/Argentina. Pós-Graduado em Marketing Empresarial e em Planejamento e Estratégia Empresarial, Atualmente é professor da UEA - Universidade do Estado do Amazonas. Consultor e instrutor do SEBRAE na área de Empreendedorismo; Instrutor do EMPRETEC. Experiência na área de gestão empresarial e pública. Sócio da PHOCUS CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA. Autor do livro Clusters Empresariais: Fatores de melhoria da competitividade. Co-autor do livro Diálogos Multidisciplinares e do livro Reinvente sua empresa para a nova economia.

foto05_edited.jpg

MSc. NILSON JOSÉ DE OLIVEIRA JUNIOR  

MBA Team Manager pela FGV/ISAE, MBA de Gestão Estratégica de Negócios na FGV/ISAE, Certificação PMP - Project Management Professional (Profissional de Gerenciamento de Projetos) e atualmente está cursando Doutorado em Administração na FEA/USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Atua como professor universitário na UEA - Universidade do Estado do Amazonas nos cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente é Diretor da ESO - Escola Superior de Ciências Sociais da UEA.

foto13_edited.jpg

DR. LÉO FERNANDO CASTELHANO BRUNO

Doutor em Administração de Empresas - Califórnia American University. Professor e pesquisador da Fundação Dom Cabral na área de Comportamento Organizacional e professor colaborador da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência nas áreas de Comportamento Organizacional, com ênfase em Liderança, Gestão da Mudança Organizacional e Pesquisa em Organizações, e de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da Manufatura, Pesquisa e Desenvolvimento e Qualidade.

BREVAL.gif

DR. SANDRO BREVAL SANTIAGO

Pós-Doutor em Indústria 4.0 pela Faculdade de Engenharia, da Universidade do Porto, Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Cursos no exterior de estratégia e finanças nas principais escolas de negócios americanas (Universidade de Chicago e Wharton School) e europeias (ESADE e INSEAD). Atua em projetos de P & D, industriais, consultoria e treinamento. Experiência em cargos de alta direção do setor de tecnologia, metalurgia e logística. 

Nossos Consultores

 
Maritta%20Koch-Weser_edited.jpg

PhD. MARRITA KOCH-WESER

Antropóloga, especialista em desenvolvimento, PhD Universidade de Bonn. Experiência de 20 anos em programas ambientais no Banco Mundial. Diretora Geral UICN. Presidente Earth 3000. Desenvolveu o Projeto Rainforest Business School, hoje integrado no programa Amazônia 4.0 no Instituto de Estudos Avançados USP.

maria_edited.jpg

MARIA BEATRIZ BLEY MARTINS COSTA

Sócia e diretora executiva da 2 A 2 Marketing&Eventos desde 1988 e Diretora Executiva do Planeta Orgânico desde 2000.
Coordenadora das Feiras “BioFach América Latina” e “ExpoSustentat” de 2003 a 2010, em parceria com Nuremberg Messe.
Membro do Grupo de Agribusiness Brasil Alemanha / Encontro Econômico Brasil Alemanha desde 2006.
Organizou e participou de eventos no Brasil, América do Sul, Alemanha e Estados Unidos, relacionados com agricultura orgânica, sustentabilidade e Economia Verde. Consultora do Sebrae desde 2011 para projetos de sustentabilidade e inovação. Organizou o seminário “Cultivando Água Boa” (Programa de Itaipu Binacional) no Americas Society, Nova York, Estados Unidos.
Diretora Executiva do GREEN RIO, evento sobre Economia Verde que ocorre no Rio de Janeiro desde 2012.
Idealizou o Projeto e o Prêmio “Alimentação Escolar Saudável no Estado do Rio de Janeiro”, implementado pelo Planeta Orgânico, SEBRAE e FIRJAN em 2015.
Em março de 2015 foi convidada pelo Governo da Alemanha para participar da Missão Bioeconomia, visitando Institutos de Pesquisas e tendo reuniões com stakeholders da Bioeconomia da Alemanha e da União Européia.
Em novembro de 2015 foi palestrante no “Global Bioeconomy Sorum” realizado em novembro 2015, em Berlim. Em 2018 foi novamente convidada para participar do “Global Bioeconomy Summit”, para falar sobre Amazônia.
Organizou o primeiro German-Brazilian Bioeconomy Workshop durante o Green Rio 2017.
Coordenou a presença da delegação de bioeconomia da Alemanha no Green Rio 2018 e no Green Rio 2019
Recebeu a Medalha Tiradentes em 2019, por serviços prestados a causas públicas, a mais alta condecoração concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

images.jpg

DR. CARLOS NOBRE

Graduação em Engenharia Eletrônica e doutorado em Meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology. Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA. Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE. Exerceu funções de gestão e coordenação científicas e de política científica: Presidente da CAPES. Diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais-CEMADEN. Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. Chefe do Centro de Ciência do Sistema Terrestre e Coordenador Geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos. Exerceu a presidência do International Advisory Group do Programa de Proteção das Florestas Tropicais do Brasil. Foi representante do MCTI no Comitê Orientador do Fundo Amazônia. É membro do Joint Steering Committee do World Climate Research Programme. Presidiu o Conselho Diretores da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas (Rede CLIMA) e preside o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Foi membro do "High Level Scientific Advisory Panel on Global Sustainability" do Secretário Geral da ONU. Tem experiência na área de Geociências e Ciências Ambientais, com ênfase em Meteorologia, Climatologia, Modelagem, Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Ciência do Sistema Terrestre, atuando principalmente nos seguintes temas: ciências atmosféricas, clima, meteorologia, Amazônia e modelagem climática, interação biosfera-atmosfera, mudanças climáticas e desastres naturais.

joao%20neto_edited.jpg

DR. JOÃO AMATO NETO

Pós-doutor em Economia e Administração de Empresas pela Università Ca’ Foscari di Venezia (Itália). Livre-docente e Doutor em Engenharia de Produção pela POLI-USP. Presidente da Fundação Vanzolini. Professor Sênior (Titular) do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP). Professor convidado dos programas de MBA da Fundação Instituto de Administração (FIA). Pela Comissão Europeia, foi professor convidado de Supply Chain Management (sourcing & purcharsing) e de Quality Management, no International Master in Industrial Management, no Politecnico di Milano (Itália) e pesquisador visitante na Universidade de Aachen (Alemanha), Werkzeugmaschinenlabor (WZL), Rheinisch-Westfälische Technische Hochschule (RWTH).

Foi co-editor da revista Gestão & Produção e é membro do conselho científico da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC) e dos periódicos Journal of Operations and Supply Chain Management, Journal of Aerospace Technology and Management e Gestão & Produção (UFSCar), entre outros. Coordenador do núcleo de pesquisa Redes de Cooperação e Gestão do Conhecimento (REDECOOP), é líder do grupo de pesquisa Economia da Produção e Engenharia Financeira (EPEF), pesquisador sênior do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo (NPGT/ USP), membro do Center for Organization Studies (CORS) e membro do Grupo de Estudos em Economia Industrial (GEEIN).

WhatsApp Image 2020-10-16 at 16.06.02.jp

MSc. GERALDO FEITOZA

Carlos Geraldo de Britto Feitoza é Diretor Executivo do INDT. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Especialista em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica pela UNICAMP e em Sistemas Elétricos pela UFAM. Graduado em Engenharia Elétrica pela Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).

Júlio-Pinheiro.jpeg

CONSELHEIRO JÚLIO PINHEIRO

Nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, em 2005, chegou à presidência da Corte de Contas no biênio 2010-2011. É Graduado em Direito pela Fundação Universidade do Amazonas e exerceu a advocacia, militando nas áreas de Direito Penal, Direito Civil, Direito Administrativo, Direito Comercial e Direito de Família.

O conselheiro foi convidado pelo subsecretário-geral da ONU e diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Achim Steiner, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo TCE-AM na área ambiental, durante sua gestão à frente da corte amazonense (no biênio 2010/2011). 

1/1

Receba Informações

sobre os nossos cursos

INSTITUCIONAL

CURSOS

REDES SOCIAIS

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram

©2020 by Pearson. Proudly created rainforestbsb.com