Buscar

Escola de Negócios da Amazônia promove 1º workshop 'Rainforest Social Business School'


A Rainforest Social Business School, Escola de Negócios da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizou na manhã desta terça-feira (23/02), o 1º Workshop exclusivo para professores que atuarão no curso de Pós-graduação Latu Sensu Amazon Rainforest Business.

O professor Paulo César Diniz, coordenador geral da Escola, enfatiza que a Rainforest Social Business School "é um espaço de diálogo para construir conhecimento, compartilhar experiências e propostas pedagógicas, e nesta primeira ação, do ponto de vista técnico, efetiva ações para o funcionamento da pioneira Especialização Amazon Rainforest Business, na 1ª Escola de Negócios da Floresta Amazônica no Brasil".

Durante o encontro com os docentes, foram apresentados o histórico da parceria para criação da Escola de Negócio, intenções com a formação do curso de especialização e os desafios de sua realização no contexto amazônico, onde a falta de conexão de qualidade é apenas um dos fatores negativos que precisa ser superado. Foi discutido o planejamento das disciplinas e explicitado os mecanismos de funcionamento da especialização.

A professora Andrea Lanza, coordenadora pedagógica do curso explicou que a especialização Amazon Rainforest Business é inovadora e tem a característica de ser mais dinâmica. "Temos uma equipe pensada para trabalhar dentro dessa vertente e a UEA já realiza o ensino mediado há muito tempo e nada melhor do que aprender com aqueles que já estão adaptados nesse cenário. Faremos com que o aluno seja capaz de levantar discussões e oportunidades em sua realidade e os professores buscarão despertar e ampliar neles a visão de empreendedorismo tecnológico e social na Amazônia. O nosso projeto já está todo estruturado e passou por todos âmbitos formais da nossa universidade", pontuou.

A ideia foi mostrar a todos as oportunidades que os professores terão para inovar nesse projeto pioneiro e audacioso que traz um direcionamento para uma nova economia no Amazonas. O segundo workshop, de imersão pedagógica está programado para o dia 08 de abril de 2021.

"Estamos com a tarefa de operacionalizar tudo o que foi pensado pelos docentes para termos o primeiro produto da nossa Rainforest Social Business School funcionando, que é a pós-graduação Amazon Rainforest Business, um grande sonho que se materializa. Neste primeiro momento, compartilhamos visões e, a partir daí, vamos começar um novo diálogo na segunda fase desse workshop que será exclusivamente pedagógico", explicou a Pró-Reitora de Planejamento da UEA, Maria Olívia Simão.

Para a Secretária Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação, Tatiana Schor, a UEA é um braço extremamente importante para qualquer mudança no Amazonas, tendo em vista que a Universidade é estratégia para o desenvolvimento. Tatiana enfatiza ainda que é a partir desse cenário que se percebe uma capacidade intelectual incrível para dar um salto qualitativo em tudo que estiver relacionado a Amazônia. "Foi muito importante realizar esse encontro. Uma boa parte que queremos fazer com a Rainforest School é algo muito subjetivo, é algo que precisamos ter um pouco nas nossas emoções e no nosso sangue. É muito válido a gente pensar em mudar uma matriz econômica, e a educação tem um papel fundamental para que a gente possa de fato fazer essa mudança", disse.

Finalizando as falas, a consultora da Rainforest School, Maritta Koch-Weser, parabenizou a equipe pela iniciativa do evento e por ter conseguido materializar tudo que discutimos. "O plano que foi apresentado neste workshop mostra a grandeza desse projeto. Eu, particularmente, gosto desse estilo 'pé no chão' com que as ações estão sendo direcionadas. Espero que essa iniciativa tenha resiliência. Não será fácil, pois é um produto novo, com a construção de uma metodologia em um campo novo. Porém, sei que será um empreendimento de sucesso".

Participaram do evento Nilson de Oliveira Júnior (Diretor da ESO/UEA); Maria Beatriz Costa (Green Rio); Ary Plonsky (IEA-USP); Moacir de Miranda Oliveira Júnior (FEA-USP); Vicente Schettini (SEBRAE-AM); os professores da UEA Sálvio Rizzato, Sandro Breval, Neuler André Soares de Almeida e Antônio Mesquita, e professores convidados Daniel Lima (Porto Digital) e Leo Bruno (Fundação Dom Cabral). Os assessores técnicos Levy Santos (UEA), Terena Couto (UEA) e Lupuna Souza (Sedecti) também participaram do evento.


Disponível em:http://www1.uea.edu.br/home.php?dest=noticia&notId=66160

33 visualizações0 comentário

Receba Informações

sobre os nossos cursos

INSTITUCIONAL

CURSOS

REDES SOCIAIS

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram

©2020 by Pearson. Proudly created rainforestbsb.com